Video wall é uma estrutura elaborada e montada com diversos monitores (geralmente monitores LFD). Esta estrutura tem como objetivo virar um grande display de vídeo (em forma de matriz) combinando os monitores de uma forma que uma grande imagem se forme.
Atualmente os vídeo walls tem sido muito utilizados em grandes eventos, shows, bares, boates e salas de monitoramento tais como: CET, Polícia militar, exército, e também para divulgar produtos e fazer publicidade em lojas e departamentos.
Um vídeo wall pode ser de 2 tipos: o DS (Digital Signage) ou o CCO (Centro de Controle de Operações).
O formato DS (Digital Signage) é o formato mais conhecido, onde todo o vídeo wall forma uma única e grande imagem (imagem 1).
Já o formato CCO (Centro de Controle de Operações) é utilizado com diversos computadores gerando imagens e controlando através de um software de gerenciamento qual imagem será exibida em qual monitor. Com isso grandes empresas podem gerar Centros de Controle de Operações e gerenciar de forma eficaz diversos setores e situações (imagem 2).
O que são monitores LFD profissionais? Monitores LFD são monitores profissionais projetados para trabalharem ligados muitas horas por dia. Possuem funções de vídeo wall e possuem processadores de vídeo com funcionalidades que vão desde escalonar a imagem de entrada para que se torne uma única imagem em todo o vídeo wall, até se auto configurarem em conjunto fazendo com que o brilho e contrastes das imagens combinadas fiquem padronizadas, otimizando o efeito de "grande imagem".
É necessário monitores LFD para montagem de videowall? Sim, pois esses monitores foram desenvolvidos para este fim. Se você tentar utilizar televisores/monitores LCD/LED convencionais, os mesmos não possuem recursos de correção de imagem e você pode acabar com erros na imagem final como no exemplo abaixo, fora a questão de que monitores convencionais não possuem funções internas para recorte e re-organização das imagens, ou seja, você terá que realizar estas tarefas em um equipamento (um computador) e possuir N saídas independentes de vídeo neste equipamento afim de ligar todos os monitores. Fora a questão das bordas que nos monitores LFD são menores e retílineas para que seja possível o "encaixe" entre os monitores.
- Quais as vantagens em alugar um Videowall?
1. Disponibilidade imediata dos equipamentos,
2. Facilidade de gerenciamento,
3. Benefício fiscal,
4. Facilidade de contratação,
5. Tempo de parada,
6. Manutenção,
7. Equipamentos obsoletos,
8. Controle de custos,
9. Libera capital,
10. Acréscimo da capacidade de empréstimo.
Especificação Técnica
Saiba mais